Hematúria no departamento de emergência. Revisão narrativa

Autores

  • Guilherme de Abreu Pereira Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Ian Ward Abdalla Maia Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Fernando Salvetti Valente Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Hassan Rahhal Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Palavras-chave:

ddd

Resumo

A hematúria é uma condição frequente no Departamento de Emergência e demanda abordagem estruturada. Para confirmar a hematúria, devem ser identificadas ao menos três hemácias por campo na urina, uma vez que outros pigmentos podem modificar a cor urinária. Outro passo fundamental é descartar a contaminação por sangramento periuretral, como menstruação. A origem da hematúria é evidente em anamnese e exame físico em parte significativa dos casos, como em infecções do trato urinário e litíase urinária. A hematúria deve ser diferenciada entre microscópica e macroscópica. As hematúrias microscópicas costumam ser achados acidentais e podem ser avaliadas na atenção ambulatorial, exceto quando acompanhadas de disfunção renal com potencial diagnóstico diferencial de glomerulonefrite rapidamente progressiva. As hematúrias macroscópicas merecem avaliação quanto a risco de obstrução urinária, caso haja eliminação de múltiplos coágulos que indiquem irrigação vesical. Do contrário, o paciente deve ser orientado quanto a sinais e sintomas de alarme e também encaminhado para o ambiente ambulatorial precocemente. O encaminhamento ambulatorial é necessário, dado o elevado risco de neoplasia geniturinária a ser investigado, além de vasto diagnóstico diferencial associado à evolução para doença renal crônica.

Referências

dddd

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

de Abreu Pereira, G. ., Ward Abdalla Maia, I. ., Salvetti Valente, F. ., & Rahhal, H. . (2022). Hematúria no departamento de emergência. Revisão narrativa. JBMEDE - Jornal Brasileiro De Medicina De Emergência, 2(3), e22014. Recuperado de https://jbmede.com.br/index.php/jbme/article/view/87

Edição

Seção

Revisão de Tema