Processo editorial

Todos os manuscritos aprovados passam por estágios editoriais até sua publicação.

O primeiro estágio consiste na revisão gramatical e do padrão da revista, inclusive da citação bibliográfica e plágio. Nesse momento, o autor ainda pode ser contactado para incluir informações faltantes ou esclarecer trechos divergentes do texto.

Caso o manuscrito tenha sido submetido em português, nesse momento o autor será solicitado a providenciar a tradução de seu texto. Se o texto tiver sido enviado originalmente em inglês, após o estágio da revisão, ele segue para a diagramação.

Após a diagramação, o autor recebe um PDF para revisão e aprovação final do conteúdo. O prazo para aprovação do PDF pelo autor é de 48 horas. Esgotado esse prazo, o conteúdo é considerado aprovado, mesmo que o autor não informe aprovação por e-mail.

O JBMEDE aceita manuscritos já disponibilizados como preprint, os quais, porém, passam pela fase de revisão dos pares, como qualquer outro manuscrito submetido à revista, podendo ser aceitos ou não após essa avaliação.

Este periódico também apoia o movimento da Ciência Aberta, mas ainda não exige que os dados das pesquisas estejam em domínios públicos. Os autores, contudo, têm o compromisso de disponibilizá-los sempre que solicitados.