Sobre a Revista

O Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência (JBMEDE) inicia a sua história como mais um marco na consolidação da jovem especialidade de Medicina de Emergência no Brasil e ratifica um dos pilares da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) como força motriz e difusora do conhecimento da especialidade no país. O periódico nasce com corpo editorial fortemente associado à área e revisores comprometidos com a geração e prática baseada nas melhores evidências científicas.

Com orgulho, a ABRAMEDE constrói ações em prol do desenvolvimento da educação médica permanente, fortalecimento da especialidade e contínua melhoria das práticas assistenciais.

 

MISSÃO

Ser veículo de publicação de conteúdos científicos em Medicina de Emergência, buscando ofertar informação profissional adequada e de qualidade, contribuindo para a construção de práticas assistenciais seguras e embasadas nas melhores evidências científicas.

 

VISÃO

Ser reconhecida como periódico científico técnico de referência na área de Medicina de Emergência.

 

OBJETIVOS

Aprimoramento da educação médica permanente em Medicina de Emergência através da publicação científica de elevada qualidade.

Fornecer conteúdo científico para contínua melhoria de métodos de trabalho, gestão, e assistência em Medicina de Emergência.

Apoiar da pesquisa científica na área como canal para publicação e exposição de resultados à comunidade científica e sociedade civil.

Ser veículo para estabelecimento de relações de cooperação e participação efetivas dos órgãos representativos e câmeras técnicas de Medicina de Emergência e áreas de atuação multiprofissional em emergência.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS

O artigo enviado para apreciação e possível publicação deve ser inédito, não sendo permitida a apresentação simultânea para outros periódicos em nível nacional ou internacional, assim sendo, os editores, conselho editorial, agentes e funcionários não se responsabilizam pelas consequências de qualquer opinião falsa, enganosa ou plágio.

O Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência (JBMEDE) reterá o direito autoral de todos os artigos publicados, sendo permitida a reprodução futura como transcrição, desde que seja mencionada a fonte.

Serão aceitos artigos enviados na língua portuguesa e inglesa, submetidos ao Conselho Editorial, que é autorizado a aceitar ou devolvê-lo aos autores com sugestões para modificações e/ou adaptações às normas da revista. No caso de devolução o artigo poderá ser modificado pelo autor, reenviado e reavaliado pelo Editor-Chefe e Corpo Editorial.

O autor terá um prazo de 30 (trinta) dias, à partir da devolução do artigo, para providenciar as modificações necessárias. Se após esta data o artigo não for novamente submetido ao Conselho Editorial, ele será descartado para publicação.

Todos os artigos serão avaliados por dois membros do Conselho Editorial. Artigos que não estejam em conformidade com as normas editoriais básicas, serão devolvidos aos autores, sem direito a serem revistos.

Artigos que estiverem em conformidade com as normas editoriais serão apreciados pelo seu conteúdo científico, pelo uso adequado da gramática (português/inglês) e coerência estatística. As datas de recebimento, avaliação e de possível aceitação para publicação do artigo serão informadas ao autor.

Os autores e revisores serão mantidos anônimos durante o processo de apreciação/aceitação.

Os artigos poderão ser retirados da apreciação a qualquer momento antes de serem selecionados pelo Conselho Editorial, se assim for da vontade dos autores.

 

PERIODICIDADE DAS PUBLICAÇÕES

O Jornal Brasileiro de Medicina de Emergência (JBME) é trimestral.

 

EDITORAÇÃO GRÁFICA

Secretaria Executiva ABRAMEDE

Avenida Ipiranga, 40 – Sala 2002

Porto Alegre – Rio Grande do Sul- Brasil

secretaria@abramede.com.br

Telefone: +55 51 3094 2777

 

EDITORA RESPONSÁVEL

Associação Brasileira de Medicina de Emergência

https://abramede.com.br

 

FICHA CATALOGRÁFICA

Palavras-chave: Medicina; Urgência; Emergência Ciências da Saúde; Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Forenses; Ética Médica; Bioética; Saúde Pública; Direito; Odontologia; Psicologia; Psiquiatria; Direito Médico; Química; Entomologia; Criminologia; Biodireito; Medicina Legal; Perícias; Biomedicina; Toxicologia; Documentoscopia; Auditoria; Direitos Humanos; Balística; Física; Radiologia; Fotografia; Bioquímica; Anatomia; Patologia; Genética; Ética Médica; Violência; Biotecnologia; Ética em Pesquisa; Epidemiologia; Investigação.