Itens gerais do manuscrito

A página de apresentação deve conter: título do manuscrito; autoria, vinculação e orcid e Lattes de cada autor; nome do autor correspondente com e-mail; e indicação da existência ou não de fonte de financiamento e conflito de interesses. Se algum autor não tiver orcid, registrar em https://orcid.org (não será publicado sem).

A autoria dos manuscritos consiste na participação efetiva nos itens de contribuição dos autores: concepção e desenho do estudo; coleta dos dados; interpretação dos dados; composição do texto e aprovação da versão final a ser publicada. Todos os autores devem garantir que questões relacionadas à precisão ou à integridade do trabalho sejam investigadas e determinadas. Participações que não atendem aos critérios de contribuição devem ser listadas no item Agradecimentos.

A inclusão ou a exclusão de nomes de autores durante o processo de revisão somente pode ser feita após aprovação do editor e mediante assinatura de consentimento de todos autores. Tais mudanças não são permitidas após a aprovação do artigo.

A instituição de vinculação a ser publicada consiste naquela à qual o trabalho deve ser atribuído/creditado.

O título dos manuscritos deve ter até 15 palavras e ser enviado em português e inglês.

Para Artigos Originais, Revisão para o Emergencista, Artigos de Revisão e Relatos de Caso, a página de apresentação deve incluir também o resumo em português e em inglês, com até 250 palavras. Artigos Originais devem ter o resumo estruturado em: objetivo, métodos, resultado e conclusão.

Para artigos com resumo, o autor deve selecionar de três a cinco descritores dos Descritores em Ciências da Saúde (https://decs.bvsalud.org).

Ilustrações, como gráficos, fotografias, imagens de exames etc., são consideradas figuras e devem ser numeradas com números arábicos. Todas devem estar com o título e mencionar a fonte. Caso tenha sido elaborada pelos autores do manuscrito, indicar “Fonte: elaborada pelos autores”. Caso tenha sido retirada de qualquer outro manuscrito, ainda que de mesma autoria, enviar a autorização para publicação do detentor do direito autoral. Ilustrações compostas de mais de uma imagem devem recorrer a letras (A, B, C etc.) para identificá-las, e o título deve descrever parte a parte da imagem.

As fotografias devem ser enviadas em cores originais e digitalizadas em formato .jpg ou .tiff com pelo menos 300dpi.

São de responsabilidade do autor a acurácia e a pertinência das referências listadas ao fim do manuscrito.

As citações devem ser identificadas com algarismos arábicos sobrescritos em ordem crescente, no corpo do texto, conforme as Normas de Vancouver elaboradas pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Pede-se não citar como referências comunicações pessoais, abstracts e apresentações orais em congressos, pois não podem ser recuperadas pelos leitores.