Diretrizes gerais
Todos os manuscritos que envolvam pesquisa com seres humanos devem abordar considerações éticas na seção de métodos e cumprir com o Institutional Review Board (IRB), bem como com as diretrizes éticas locais e internacionais. Artigos que não abordarem adequadamente as considerações éticas e a revisão do IRB não serão publicados.
Consentimento informado e privacidade
Os participantes do estudo devem ter fornecido consentimento e sua decisão de participar deve ter sido informada e registrada voluntariamente e sem constrangimento. Todo esforço deve ter sido feito para proteger a privacidade do participante. Informações de identificação, incluindo fotos, não devem ser incluídas no manuscrito.
Registro de ensaio clínico
do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) exige o registro de todos os ensaios clínicos prospectivos. Os manuscritos somente serão aceitos para publicação se tiverem recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site deste último, como, por exemplo, www.ensaiosclinicos.gov.br ou www.clinicaltrials.gov . O número de identificação deve aparecer no final do resumo.
Estudos com animais
Os trabalhos experimentais envolvendo animais devem obedecer às normas estabelecidas pelo Guia para o Cuidado e Uso de Animais de Laboratório ( Institute of Laboratory Animal Resources , National Academy of Sciences , Washington, DC, Estados Unidos), de 1996, e pelos Princípios Éticos na Experimentação Animal (Colégio Brasileiro de Experimentação Animal – COBEA), de 1991.
Os manuscritos devem obedecer às seguintes diretrizes:
- Diretrizes para Relatos de Casos (CARE) para relatos de casos.
- Padrões consolidados de relatórios de ensaios (CONSORT) para ensaios clínicos.
- Critérios Consolidados para Relatar Pesquisa Qualitativa (COREQ) para pesquisa qualitativa.
- Meta-análise de Estudos Observacionais em Epidemiologia (MOOSE) para meta-análises de estudos observacionais.
- Revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA) para revisões sistemáticas e meta-análises em ensaios clínicos.
- Padrões para Relatar Estudos de Precisão Diagnóstica (STARD)
- Relatório de Estudos Observacionais em Epidemiologia (STROBE) para estudos observacionais.