Suporte Básico de Vida e desfibrilador externo automático:

eficácia do treinamento de leigos executado por um projeto de extensão universitário

Autores

  • Angelo Ramos Faculdade de Medicina de Itajubá
  • Fernanda de Siqueira Silveira Faculdade de Medicina de Itajubá
  • Gustavo Martins de Andrade Faculdade de Medicina de Itajubá
  • Daniel Che Barbosa Paiva Faculdade de Medicina de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.54143/jbmede.v3i4.116

Palavras-chave:

Ensino;, Reanimação cardiopulmonar;, Desfibriladores;, Parada cardíaca extra-hospitalar;, Avaliação de eficáciaefetividade de intervenções

Resumo

 

 Objetivo: Analisar a eficácia do treinamento de Suporte Básico de Vida e no manejo do desfibrilador externo automático por leigos em um projeto de extensão universitária. Métodos: Foram aplicados questionários em dois grupos de pessoas e verificou-se, por testes estatísticos, o número de acertos antes e depois do treinamento realizado pelo projeto, com os temas Suporte Básico de Vida no modelo Hands Only e manuseio de desfibrilador externo automático. Além disso, foi aplicado questionário para análise do impacto sociodemográfico na amostra. Resultados: Segundo o teste analítico realizado, apenas o critério de grupos apresentou diferença significativa, em que o grupo treinado obteve, em relação ao grupo controle, uma diferença na média mínima de 1,53 e máxima de 2,49 pontos, considerando os dados de forma pareada. Os valores sociodemográficos analisados não apresentaram significância nesse teste. Conclusão: O projeto se demonstrou eficaz no treinamento de leigos, obtendo ganho significativo de nota em relação aos leigos não treinados. Vale ressaltar que o emprego de medidas de aprendizado em leigos deve ser ampliado, a fim de disseminar o conhecimento no assunto e aumentar a chance de sobrevida de uma vítima de parada cardiorrespiratória. 

Biografia do Autor

Angelo Ramos, Faculdade de Medicina de Itajubá

Graduando da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) cursando o 6º ano letivo (2018-2023). Ex-presidente da Liga Acadêmica de Anatomia da Faculdade de Medicina de Itajubá (2019). Ex-membro da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva (2021-2022). Ex-Presidente da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina de Itajubá (2020-2022), atualmente secretário dessa Liga. Ex-membro discente do Núcleo de Extensão (NEX) da Faculdade de Medicina de Itajubá. Atual membro da Comissão Acadêmica (mídia) da Associação Brasileira de Áreas Remotas (ABMAR) e Coordenador Geral do Projeto de Extensão: "Projeto DEA".

Fernanda de Siqueira Silveira , Faculdade de Medicina de Itajubá

Discente da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), cursando o 6º ano. No ano de 2018, participou como membro das Ligas Acadêmicas de Farmacologia e de Patologia. Em 2019, como membro da Liga Acadêmica de Farmacologia, tesoureira da Liga Acadêmica de Patologia. Participou ainda, em 2019, como tesoureira do Projeto de Extensão A Arte do Cuidar, que tem foco em Cuidados Paliativos, e do projeto Pequenas Lentes, Grandes Futuros, que faz triagem visual com crianças das escolas públicas de Itajubá - MG. Em 2020, participou como membro da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica, como secretária da Liga Acadêmica de Patologia e como membro dos Projetos de Extensão A Arte do Cuidar e Pequenas Lentes, Grandes Futuros. Em 2021, participou como membro da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica, como presidente da Liga Acadêmica de Patologia e como membro do projeto de Extensão Pequenas Lentes, Grandes Futuros. Atualmente executa o projeto de pesquisa voluntário “Análise evolutiva do nível de empatia na relação médico-paciente em acadêmicos na graduação”, orientado pelo Prof. Dr. Nildo Alves Batista, pela Dra. Glenia Junqueira Machado Medeiros e pela Prof. Maria Vilela Pinto Nakasu. E-mail: fernanda12silveira@gmail.com

Gustavo Martins de Andrade, Faculdade de Medicina de Itajubá

Bacharel em Medicina pra FMIT desde 1998. Título de Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB desde 2009. Coordenador da UTI do Hospital Ana Costa Moreira- Santa Rita do Sapucaí. Diarista da UTI da Santa Casa de Misericórdia de Itajuba. Professor pela FMIT-Afya na disciplina de Clínica Cirúrgica e Medicina de Urgência e Emergência.

Daniel Che Barbosa Paiva, Faculdade de Medicina de Itajubá

Graduado em Medicina humana - Universidad Católica Boliviana (2016). Professor da Faculdade de Medicina de Itajubá - FMIT. Coordenador de Habilidades e Atitudes Médicas 8º período. Instrutor level 4 (ACLS/PALS) e Basic Level Suport Pela American Safety and Health Institute. Atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Intervencionista/regulador do CISSUL SAMU. Aero médico do 2 Batalhão de Operações Aéreas de Minas Gerais. Presidente do centro de estudos do Hospital São Lourenço. Membro da comissão de Humanização do Hospital São Lourenço. Coordenador do pronto atendimento do Hospital São Lourenço. Instrutor do Núcleo de Educação Permanente do CISSUL SAMU. Médico plantonista Hospital São Lourenço. Médico concursado da Policlínica de Caxambu.

Referências

Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Organização

Mundial da Saúde (OMS). OMS revela principais causas de morte

e incapacidade em todo o mundo entre 2000 e 2019. Organização

Pan-Americana da Saúde. 2020 [citado 2024 Jan 10]. Disponível em:

https://www.paho.org/pt/noticias/9-12-2020-oms-revela-principaiscausas-

morte-e-incapacidade-em-todo-mundo-entre-2000-e

Kuriachan VP, Sumner GL, Mitchell LB. Sudden cardiac death.

Curr Probl Cardiol. 2015;40(4):133-200.

Zaman S, Kovoor P. Sudden cardiac death early after myocardial

infarction. Circulation. 2014;129(23):2426-35.

Athanasuleas CL, Buckberg GD, Allen BS, Beyersdorf F, Kirsh

MM. Sudden cardiac death: directing the scope of resuscitation

towards the heart and brain. Resuscitation. 2006;70(1):44-51.

Olasveengen TM, Mancini ME, Perkins GD, Avis S, Brooks S,

Castrén M, et al.; Adult Basic Life Support Collaborators. Adult

Basic Life Support: International Consensus on Cardiopulmonary

Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care Science With

Treatment Recommendations. Resuscitation. 2020;156:A35-A79.

Goyal A, Chhabra L, Sciammarella JC, Cooper JS. Defibrillation. 2021.

In: StatPearls. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021.

Pivati IR, Silva JE, Santos MV. Uso do desfibrilador externo

automático (DEA) por leigos qual a realidade e dificuldades

enfrentadas. Revista Científica UMC. 2019;4(3).

Guimarães EA, Costa DS, Santos AD, Reis CO, Cardozo IA. Parada

cardiorrespiratória: respostas emergenciais no treinamento

desportivo. 2º Congresso Internacional de Atividade Física,

Nutrição e Saúde. 2016 [citado 2024 Jan 10];1. Disponível em:

https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/3143

Boet S, Bould MD, Pigford AA, Rössler B, Nambyiah P, Li Q, et al.

Retention of basic life support in laypeople: mastery learning vs.

time-based education. Prehosp Emerg Care. 2017;21(3):362-77.

Velasco IT, Brandão Neto RA, Souza HP, Marino LO, Marchini JF,

Alencar JC. Medicina de emergência: abordagem prática. Barueri:

Manole; 2020.

Craig-Brangan KJ, Day MP. AHA update: BLS, ACLS, and PALS.

Nursing. 2021;51(6):24-30.

Lavonas EJ, Magid DJ, Aziz K, Berg KM, Cheng A, Hoover AV, et

al. Destaques das diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American

Heart Association. 2020 [cited 2024 Jan 10]. Available from:

https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/

highlights/hghlghts_2020eccguidelines_portuguese.pdf

Pergola AM, Araujo IE. O leigo e o Suporte Básico de Vida. Rev Esc

Enferm USP. 2009;43(2):335-42.

Bonizzio CR, Nagao CK, Polho GB, Paes VR. Basic Life Support:

an accessible tool in layperson training. Rev Assoc Med Bras.

;65(10):1300-7.

Schmid KM, García RQ, Fernandez MM, Mould-Millman NK,

Lowenstein SR. Teaching Hands-Only CPR in Schools: A Program

Evaluation in San José, Costa Rica. Ann Glob Health. 2018;84(4):612-7.

Miyadahira AM, Quilici AP, Martins CC, Araújo GL, Pelliciotti JS.

Ressuscitação cardiopulmonar com a utilização do desfibrilador

externo semi-automático: avaliação do processo ensinoaprendizagem.

Rev Esc Enferm USP. 2008;42(3):532-8.

Peter AM, Bentley JB, Mary EM, Christenson J, Allan RC, Bhanji F,

et al. Cardiopulmonary Resuscitation Quality: Improving Cardiac

Resuscitation Outcomes Both Inside and Outside the Hospital.

Circulation. 2013;128(4):417-35.

González-Salvado V, et al. Training adult laypeople in basic

life support. A systematic review. Rev Esp Cardiol (Engl Ed).

;73(1):53-68.

Li Q, Ma EL, Liu J, Fang LQ, Xia T. Pre-training evaluation and

feedback improve medical students’ skills in basic life support.

Medical Teacher. 2011;33(10):e549-55.

Bernoche C, Timerman S, Polastri TF, Giannetti NS, Siqueira

AW, Piscopo A, et al. Atualização da Diretriz de Ressuscitação

Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência

da Sociedade Brasileira de Cardiologia - 2019. Arq Bras Cardiol.

;113(3):449-663.

Karuthan SR, Firdaus PJ, Angampun AD, Chai XJ, Sagan

CD, Ramachandran M, et al. Knowledge of and willingness

to perform Hands-Only cardiopulmonary resuscitation

among college students in Malaysia. Medicine (Baltimore).

;98(51):e18466.

Bobrow BJ, Spaite DW, Berg RA, Stolz U, Sanders AB, Kern KB,

et al. Chest compression-only CPR by lay rescuers and survival

from out-of-hospital cardiac arrest. JAMA. 2010;304(13):1447-

Preto PM, Magalhães CP, Fernandes AM. Conhecimento sobre

suporte básico de vida em estudantes do ensino superior de

ciências da saúde. Rev Enf Ref. 2021;serV(8):e20182.

Fernandes JM, Leite AL, Auto BS, Lima JE, Rivera IR, Mendonça

MA. Teaching Basic Life Support to Students of Public and Private

High Schools. Arq Bras Cardiol 2014;102(6):593-601.

Pelek CA, Silva-Júnior MF, Müller EV. Level of knowledge about

basic life support of undergraduate students from the health area.

Rev Bras Educ Med. 2021;45(2):e078.

Downloads

Publicado

25-01-2024

Como Citar

de Souza Ramos Filho, A., de Siqueira Silveira , F., Martins de Andrade, G., & Che Barbosa Paiva, D. (2024). Suporte Básico de Vida e desfibrilador externo automático:: eficácia do treinamento de leigos executado por um projeto de extensão universitário. JBMEDE - Jornal Brasileiro De Medicina De Emergência, 3(4). https://doi.org/10.54143/jbmede.v3i4.116

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.