Suporte Básico de Vida e desfibrilador externo automático:

eficácia do treinamento de leigos executado por um projeto de extensão universitário

Autores

  • Angelo Ramos Faculdade de Medicina de Itajubá
  • Fernanda de Siqueira Silveira Faculdade de Medicina de Itajubá
  • Gustavo Martins de Andrade Faculdade de Medicina de Itajubá
  • Daniel Che Barbosa Paiva Faculdade de Medicina de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.54143/jbmede.v3i4.116

Palavras-chave:

Ensino;, Reanimação cardiopulmonar;, Desfibriladores;, Parada cardíaca extra-hospitalar;, Avaliação de eficáciaefetividade de intervenções

Resumo

 

 Objetivo: Analisar a eficácia do treinamento de Suporte Básico de Vida e no manejo do desfibrilador externo automático por leigos em um projeto de extensão universitária. Métodos: Foram aplicados questionários em dois grupos de pessoas e verificou-se, por testes estatísticos, o número de acertos antes e depois do treinamento realizado pelo projeto, com os temas Suporte Básico de Vida no modelo Hands Only e manuseio de desfibrilador externo automático. Além disso, foi aplicado questionário para análise do impacto sociodemográfico na amostra. Resultados: Segundo o teste analítico realizado, apenas o critério de grupos apresentou diferença significativa, em que o grupo treinado obteve, em relação ao grupo controle, uma diferença na média mínima de 1,53 e máxima de 2,49 pontos, considerando os dados de forma pareada. Os valores sociodemográficos analisados não apresentaram significância nesse teste. Conclusão: O projeto se demonstrou eficaz no treinamento de leigos, obtendo ganho significativo de nota em relação aos leigos não treinados. Vale ressaltar que o emprego de medidas de aprendizado em leigos deve ser ampliado, a fim de disseminar o conhecimento no assunto e aumentar a chance de sobrevida de uma vítima de parada cardiorrespiratória. 

Biografia do Autor

Angelo Ramos, Faculdade de Medicina de Itajubá

Graduando da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) cursando o 6º ano letivo (2018-2023). Ex-presidente da Liga Acadêmica de Anatomia da Faculdade de Medicina de Itajubá (2019). Ex-membro da Liga Acadêmica de Medicina Intensiva (2021-2022). Ex-Presidente da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da Faculdade de Medicina de Itajubá (2020-2022), atualmente secretário dessa Liga. Ex-membro discente do Núcleo de Extensão (NEX) da Faculdade de Medicina de Itajubá. Atual membro da Comissão Acadêmica (mídia) da Associação Brasileira de Áreas Remotas (ABMAR) e Coordenador Geral do Projeto de Extensão: "Projeto DEA".

Fernanda de Siqueira Silveira , Faculdade de Medicina de Itajubá

Discente da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), cursando o 6º ano. No ano de 2018, participou como membro das Ligas Acadêmicas de Farmacologia e de Patologia. Em 2019, como membro da Liga Acadêmica de Farmacologia, tesoureira da Liga Acadêmica de Patologia. Participou ainda, em 2019, como tesoureira do Projeto de Extensão A Arte do Cuidar, que tem foco em Cuidados Paliativos, e do projeto Pequenas Lentes, Grandes Futuros, que faz triagem visual com crianças das escolas públicas de Itajubá - MG. Em 2020, participou como membro da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica, como secretária da Liga Acadêmica de Patologia e como membro dos Projetos de Extensão A Arte do Cuidar e Pequenas Lentes, Grandes Futuros. Em 2021, participou como membro da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica, como presidente da Liga Acadêmica de Patologia e como membro do projeto de Extensão Pequenas Lentes, Grandes Futuros. Atualmente executa o projeto de pesquisa voluntário “Análise evolutiva do nível de empatia na relação médico-paciente em acadêmicos na graduação”, orientado pelo Prof. Dr. Nildo Alves Batista, pela Dra. Glenia Junqueira Machado Medeiros e pela Prof. Maria Vilela Pinto Nakasu. E-mail: fernanda12silveira@gmail.com

Gustavo Martins de Andrade, Faculdade de Medicina de Itajubá

Bacharel em Medicina pra FMIT desde 1998. Título de Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB desde 2009. Coordenador da UTI do Hospital Ana Costa Moreira- Santa Rita do Sapucaí. Diarista da UTI da Santa Casa de Misericórdia de Itajuba. Professor pela FMIT-Afya na disciplina de Clínica Cirúrgica e Medicina de Urgência e Emergência.

Daniel Che Barbosa Paiva, Faculdade de Medicina de Itajubá

Graduado em Medicina humana - Universidad Católica Boliviana (2016). Professor da Faculdade de Medicina de Itajubá - FMIT. Coordenador de Habilidades e Atitudes Médicas 8º período. Instrutor level 4 (ACLS/PALS) e Basic Level Suport Pela American Safety and Health Institute. Atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU. Intervencionista/regulador do CISSUL SAMU. Aero médico do 2 Batalhão de Operações Aéreas de Minas Gerais. Presidente do centro de estudos do Hospital São Lourenço. Membro da comissão de Humanização do Hospital São Lourenço. Coordenador do pronto atendimento do Hospital São Lourenço. Instrutor do Núcleo de Educação Permanente do CISSUL SAMU. Médico plantonista Hospital São Lourenço. Médico concursado da Policlínica de Caxambu.

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Publicado

2024-01-25

Como Citar

de Souza Ramos Filho, A., de Siqueira Silveira , F., Martins de Andrade, G., & Che Barbosa Paiva, D. (2024). Suporte Básico de Vida e desfibrilador externo automático:: eficácia do treinamento de leigos executado por um projeto de extensão universitário. JBMEDE - Jornal Brasileiro De Medicina De Emergência, 3(4). https://doi.org/10.54143/jbmede.v3i4.116